Maputo, 23 de janeiro de 2025 – O jovem empreendedor moçambicano Neemias Akeem Matsinhe, popularmente conhecido como "Wassala Wassala", está sendo acusado de burl4r cerca de 14 milhões de meticais de mais de 100 pessoas, através de promessas de multiplicar o valor investido em seus negócios. O caso foi submetido ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, onde os lesados exigem justiça.
Esquema de Burl4
Os investidores, atraídos por promessas de altos retornos financeiros, entregaram valores significativos a Matsinhe, com alguns investindo mais de uma vez na esperança de obter maiores lucros. No entanto, o suposto esquema entrou em colapso, deixando os clientes sem os valores investidos e sem retorno financeiro.
Após o fracasso do investimento, Matsinhe deixou de atender chamadas ou responder mensagens dos seus clientes, aumentando ainda mais o descontentamento.
Histórico de Controvérsias
Esta não é a primeira vez que Akeem Matsinhe é envolvido em denúncias de burl4. Anteriormente, o "Forex Trader" já havia sido acusado de práticas similares, mas os casos nunca tiveram desfecho devido à falta de ações judiciais por parte das vítimas. Desta vez, no entanto, os lesados decidiram levar o caso às instâncias superiores.
Notificações e Fuga para a África do Sul
Matsinhe foi notificado pelo tribunal em várias ocasiões, sendo uma delas no dia 17 de dezembro de 2024, mas não compareceu às audiências. Atualmente, ele e sua família encontram-se refugiados na vizinha África do Sul, onde, segundo fontes, continua a gerir seus negócios.